\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Encontro 20 anos da Residência em Geriatria – Divisão de Geriatria HCFMRP USP

Encontro 20 anos da Residência em Geriatria – Divisão de Geriatria HCFMRP USP

A formação de profissionais competentes nas áreas de Geriatria e Gerontologia representa prioridade estratégica para o Brasil.

Em 1998, propusemos a criação do Programa de Residência Médica em Geriatria e Gerontologia do HCFMRP como parte das atividades da recém-aprovada Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O programa foi aprovado pelo Conselho Federal de Residência Médica e os primeiros residentes foram admitidos em fevereiro de 1999.

Inicialmente, eram admitidos dois novos residentes em Geriatria por ano, em um programa com dois anos de duração. A partir de 2012, passaram a ser admitidos cinco residentes por ano.

Os médicos passam por estágios em Enfermarias, Ambulatórios de Geriatria e de outras especialidades, Unidade Coronariana, Instituição de Longa Permanência, Radiologia, Fisiatria e Cuidados Paliativos.

Foram formados, até o momento, 63 residentes em Geriatria, que se estabeleceram e/ou desenvolveram serviços em mais de 25 cidades de 13 diferentes estados. Destes, muitos cursaram programas de pós-graduação e se tornaram docentes de renomadas instituições públicas e privadas. A competência, os valores éticos e humanos dos médicos aqui formados são amplamente reconhecidos onde quer que atuem.

É com enorme orgulho, portanto, que comemoramos os 20 anos do Programa de Residência Médica em Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Neste período ele se expandiu, se consolidou e se tornou um dos mais conceituados do país. Esperamos que, nos nossos próximos 20 anos, não apenas mantenhamos esse padrão, mas que o aprimoremos mais e mais, na busca da excelência na formação de médicos nesta área de atuação tão complexa e tão necessária para o futuro do Brasil.

Saiba mais em : http://www.geriatrends.com.br/

Nenhuma descrição de foto disponível.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP