Morre o professor Sylvio de Vergueiro Forjaz (FMRP-USP)

Faleceu em 23 de abril, o professor Sylvio de Vergueiro Forjaz, aposentado do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, onde foi diretor no período de 1975 a 1979.

Pioneiro na área de neurocirurgia no interior do Estado de São Paulo, Forjaz formou-se  pela USP em 1943 e foi um dos primeiros médicos residente do País. Fez estágios internacionais em Paris, Edimburgo e Estocolmo. No estágio em Paris em 1945 e 1946, conheceu sua esposa com quem teve quatro filhos. A família chegou a Ribeirão Preto em 1955, quando Forjaz se tornou professor da FMRP e, ainda coordenador do Campus.

Em julho de 2018, a FMRP comemorou o centenário do professor Forjaz com a presença do homenageado, quando colegas lembraram que o professor foi um visionário na implantação da FMRP e da primeira disciplina de terapia intensiva do Brasil.

O velório do professor será no Memorial Campos Elíseos – Sala Esmeraldo – Rua Fernão Sales, 1287, a partir do final da tarde, e seu sepultamento será amanhã, 24/04, em horário a ser confirmado, no Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Rosemeire Talamone – Foto: Vladimir Tasca