Professor Antonio Waldo Zuardi (FMRP-USP) recebe título de cidadão ribeirão-pretano

Homenagem do legislativo de Ribeirão Preto é reconhecimento aos quase 50 anos de estudos, com repercussão mundial de uso terapêutico do canabidiol

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto entrega, na sexta-feira, 28 de junho, o “Título de Cidadão Ribeirão-pretano” ao professor Antonio Waldo Zuardi da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) das USP. A homenagem é o reconhecimento pelos “notáveis serviços prestados ao município”.

Nascido em Jaú, interior de São Paulo, Zuardi graduou-se em Ciências Biológicas em 1968 e em Medicina em 1972, pela FMRP e, desde então, vem se destacando nos estudos do canabidiol (CDB), um dos compostos da planta Cannabis sativa que apresentam efeitos terapêuticos para diversas doenças.

O grupo de pesquisa liderado pelo professor Zuardi foi pioneiro na demonstração dos efeitos antipsicóticos do CDB durante as décadas de 1970 e 1980, sendo responsável pela criação de medicamentos, utilizados em mais de 40 países, que contribuem, por exemplo, no tratamento da esclerose múltipla.

O autor do decreto legislativo, vereador Luciano Mega, justificou a concessão do título ao destaque dado à cidade de Ribeirão Preto pelas publicações dessa equipe de pesquisadores em revistas internacionais como Nature, Medicine e New Scientist. A liderança em pesquisas com o CDB, obtida pelo professor Zuardi, foi confirmada ainda por autoridades como Raphael Machoulam, professor de Química Medicinal na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.

A sessão solene de entrega do título será realizada às 19 horas do dia 28 de junho no Plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Avenida Jerônimo Gonçalves, 1200, centro.

Mais informações: 16 3602-2548

Por: Luciano Filho