\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Protocolo “Cirurgia Segura” é implantado no HCFMRP – USP

Protocolo “Cirurgia Segura” é implantado no HCFMRP – USP


Considerando a segurança e qualidade na realização do procedimento cirúrgico do paciente do Bloco Cirurgico (HC Campus e UE), o HCFMRP-USP instituiu, no início do mês de agosto de 2012, o protocolo “Cirurgia Segura”.
Trata-se de um Checklist Padrão que deve ser seguido pela equipe multiprofissional, anestesista, cirurgião, assistente e profissionais de enfermagem. É composto por três etapas: primeira checagem, que acontece na recepção do centro cirúrgico; a segunda, que é realizada antes da indução anestésica/incisão cirúrgica e, a última, ao final do procedimento, antes que o paciente deixe a sala de operação.
Faz parte desse protocolo o Termo de Consentimento para todos os procedimentos cirúrgicos. Um estudo realizado em nove cidades de diferentes continentes, publicado em janeiro de 2009, no New England Jounal of Medicine, um dos mais respeitados periódicos médicos, confirma a inegável eficácia do Checklist, como a  redução em 37% das complicações perioperatórias (que ocorrem durante e após a operação) e redução de 42% da mortalidade decorrente de complicações da cirurgia. Isso significa cerca de 420 mil mortes a menos, por ano, no mundo.