\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Usos de tecnologias de informação durante a pandemia de COVID-19

Usos de tecnologias de informação durante a pandemia de COVID-19

Se você é graduando, pós-graduando ou docente no campo da saúde, convidamos-lhe para participar de uma pesquisa sobre os usos de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, durante a pandemia de COVID-19. Para participar acesse: https://bit.ly/2RFhcwe

Estão envolvidos os docentes Aldaísa Cassanho Forster, Ivan Luiz Marques Ricarte, Janise Braga Barros Ferreira, Juan Stuardo Yazlle Rocha, Maria Cristiane Barbosa Galvão, e os pesquisadores José Rodrigues Freire Filho, Letícia Silva Barbosa e Samára dos Santos Sampaio.

Informamos que podem participar desse estudo docentes e alunos maiores de 18 anos que atuem em cursos de graduação e pós-graduação no contexto da saúde, no Brasil, e que também, durante a pandemia de COVID-19, estejam residindo no Brasil. O estudo não contempla a participação de docentes e alunos que estejam realizando exclusivamente atividades presenciais.

Caso aceite participar, todos os procedimentos da pesquisa irão se realizar de forma a garantir sua privacidade. Para participar do projeto você precisa responder a um questionário. O tempo de preenchimento deste instrumento será de aproximadamente 10 minutos.

O principal benefício desse projeto para a sociedade é deixar um registro histórico dos usos de tecnologias de informação e comunicação por docentes e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em saúde durante a pandemia de COVID-19. O principal risco para participação no estudo são as emoções que você possa sentir durante o preenchimento do questionário, em decorrência de potenciais dificuldades que você tenha passado durante o período da pandemia.

Sua participação é voluntária, ou seja, você não receberá gratificação por ser participante desta pesquisa, nem terá gastos.

Você pode entrar com contato com a pesquisadora Samára dos Santos Sampaio – RG: 60591240-3, a qualquer tempo, para informação adicional ou solicitar o resultado da pesquisa, se desejar, pelo telefone (16) 98230-5281 ou e-mail sami_sampaio@usp.br.

Também pode entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto que está localizado no Subsolo do Hospital e funciona das 8:00 às 17:00. O telefone de contato é o (16) 3602-2228. Um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é composto por um grupo de pessoas que são responsáveis por supervisionarem pesquisas em seres humanos que estão sendo feitas na instituição e tem a função de proteger e garantir os direitos, a segurança e o bem-estar de todos os participantes de pesquisa que se voluntariam a participar da mesma.